Resenhas


"Cuidado Escola!"

Babette Harper, Claudius Ceccon, Miguel Darcy de Oliveira e Rosiska Darcy de Oliveira e apresentado por Paulo Freire.
A relação hierárquica no ambiente escolar revela como acontece a disciplina em um ambiente escolar. Este é um pensamento da escola tradicional que através de normas e regras impõe ao aluno seus deveres. Porém não podemos utilizar o poder como forma de docilizar um aluno, temos que recorrer às ferramentas de aprendizagem para que o aluno possa ter êxito na sociedade.


Resenha do texto :

“DESAFIOS CULTURAIS DA COMUNICAÇÃO EDUCAÇÃO- JESÚS MARTIM- BARBERO”

O artigo trata das preocupações de Jesús Martín-Barbero em relação à falta de compreensão na elaboração de políticas na Colômbia. O autor fala sobre os desafios que as novas tecnologias da comunicação geram para a educação e da uma visão geral sobre a mudança do nosso ambiente sociocultural. O autor apresenta alguns questionamentos e dificuldades que não podem ser deixadas de lado caso se queira construir uma cidadania, e a incapacidade de a escola alterar sua relação com a produção e aquisição de conhecimento. 
O modelo de comunicação predominante na escola é autoritário na relação entre professores e alunos, dessa forma, impede-se que se abra de maneira a enriquecer com novas linguagens dos meios de comunicação.

 Na primeira parte, destaca-se essa mudança, que se baseia no desenvolvimento das Tecnologias de Informação e Comunicação, particularmente os aplicativos chamados 2.0. Elas são fáceis e baratas: não é necessário ter grandes competências para usá-las, assim, organizações como as escolas podem adotá-los. Além disso, essas tecnologias são interativas: através delas é possível falar, colaborar, compartilhar conteúdos com outras pessoas.
Na segunda parte, o artigo busca individualizar os principais problemas educativos, apresentando situações típicas que ocorreram em uma referida escola, mas que poderia acontecer em qualquer sala de aula do mundo.

É importante que a escola esteja aberta para alterar sua forma de relacionamento com os alunos, com o conhecimento e com o conjunto da sociedade para que se crie um individuo com uma mentalidade crítica, fazendo-o ler o mundo de maneira cidadã.


Angelina das Dores






Resenha com reflexões sobre as contribuições trazidas pela leitura e a relação com o tema do blog. 

Desafios culturais da comunicação à educação
Jesús Martín-Barbero

ARTE COMO CONTRIBUIDORA DO ENSINO-APRENDIZAGEM

Através do trabalho de Jesús Martim Barbero Desafios Culturais da Comunicação á Educação venho propor uma reflexão sobre a promoção de uma aprendizagem lúdica através das varias expressões artísticas que são encontradas na sociedade, sendo ela expressada através da música, da escultura, da pintura, do cinema, da dança, entre outras.

A obra de Barbelo têm ajudado muitos segmentos da educação e comunicação a refletirem questões relativas às novas tecnologias do meio social. A evolução da sociedade resulta na evolução do mundo e das suas tecnologias fazendo com que apareçam lacunas entre os indivíduos.

Toda área do conhecimento humano está repleto de concepções ideológicas, históricas, sociais e políticas, que refletem e influenciam o momento em que cada indivíduo está vivendo.

“Falar de comunicação significa, em primeiro lugar, reconhecer que estamos numa sociedade em que o conhecimento e a informação têm tido um papel fundamental, tanto nos processos de desenvolvimento econômico quanto nos processos de democratização política e social.” (pag. 53)

“Novos modos de perceber e de sentir; uma nova sensibilidade que, em muitos aspectos, se choca e rompe com o sensorium dos adultos.” (pag. 54)

Muitas das vezes a arte é vista nas escolas como uma disciplina de ocupação para compor o quadro curricular. Porem são muitas as contribuições que a arte acarreta uma delas é o estimulo a inteligência e auxilio na  formação da personalidade do indivíduo, o desenvolvimento capacidade psíquica que influem na aprendizagem, organização dos pensamentos, sentimentos, sensações e forma hábitos de trabalho.


Arte na escola

Na escola de hoje, mesmos com o desenvolvimento das tecnologias e a grande influência que a mídia exerce sobre as crianças, há poucos espaços de integração social na sala de aula. A participação de todos na construção da proposta pedagógica é fundamental para o êxito do aluno. Gestores escolares, professores, e coordenadores, que são os principais responsáveis por construir ambientes de integração social e cultural e que têm o poder de promover a formação dos novos músicos, atores, artistas etc.

“Um bom campo de experimentação dessas mudanças e de sua capacidade de distanciar os jovens de seus próprios pais está na velocidade e na sonoridade. Não apenas na velocidade dos automóveis, mas também na das imagens, na velocidade do discurso televisivo, especialmente na publicidade e nos videoclipes e na velocidade dos relatos audiovisuais. O mesmo acontece com a sonoridade, a maneira como os jovens se movem entre as novas sonoridades: essas novas articulações sonoras que, para a maioria dos adultos, marcam a fronteira entre a música e o ruído, são, para os jovens, o começo de sua experiência musical.” (pag. 54)

As crianças têm maior cognectividade quando usamos ferramentas diferenciadas no ensino. Se criarmos novas formas de aprendizagem trazendo as tecnologias. Além disso, as varias formas educacionais  ampliará o vocabulário da criança e a prepara para outros tipos de leitura, como a de jornais e livros.

Arte e a tecnologia

O desenvolvimento de conteúdos relacionados ao uso dos equipamentos digitais arte é comum no meio artístico, sendo ela através do uso de computadores, passando por criações em multimídia, fotografia, vídeo e som é uma boa proposta docente.

A criatividade salienta o comportamento humano na medida em que oferecemos uma alternativa original que nos leva a designar a criatividade como um ato de transformação gerando um conjunto de possibilidades.


Tecnologia na escola

A chegada da internet às escolas e a criação de ambientes virtuais de aprendizagem se desenvolvem com o intuito de crescentes melhorias no processo de ensino-aprendizagem.

Com a chegada das tecnologias na escola pesquisas educacionais começam a ser desenvolvidas para dar ao aluno e ao professor ânimo gerando motivação. E essa motivação despertará no aluno curiosidades que mais a frente será o diferencial de sua formação.

Umas das funções da tecnologia é a inclusão grupal. Os alunos que não tem domínio do computador, celular ou sites de comunicação são praticamente excluídos pela turma. A pesar de este grupo ser apenas uma pequena parcela da escola devemos estar atentos a eles para que não se abra um abismo entre a escola e o pequeno grupo. Nós professores temos que tentar mostrar aos nossos alunos que as novas tecnologias não devem agravar as divergências sociais. A educação na sociedade da informação deve ser um fator que promova a igualdade social além do desenvolvimento pessoal e coletivo.








Resenha do texto Desafios Culturais da Comunicação ´EducaçãoJesús Martim-Barbero

 O autorJesús Martín-Barbero é semiólogo, antropólogo e filósofo colombiano, um dos expoentes nos Estudos Culturais contemporâneos. É autor do livro “Dos Meios às Mediações.
O autor procura fazer um paralelo entre as informações que são produzidas tanto na escola, educação-cultura, com as informações tecnológicas que vem sendo produzidas através das mídias. Ressalta que existe uma dificuldade em reconhecer a relevância na construção de políticas culturais no campo das telecomunicações e outras formas de adquirir conhecimentos e informações através das tecnologias, na Colômbia.  
Faz uma crítica sobre o conceito que se tem de cultura, procurando enfatizar através de um diálogo que esse conceito se encontra ultrapassado, estando baseado no ensino, através do currículo escolar, destacando a falta de articulação entre a comunicação, a cultura e a educação. Propõe a mudança desse sistema escolar ultrapassado, por meio da comunicação, e afirma que mesmo com o avanço da tecnologia, ainda assim, não tem tecnologia capaz de tirar a alienação da escola enquanto houver a verticalidade da docência, dentro desse modelo educacional, onde se tem uma relação autoritária professor - aluno. Segundo ele a base do desenvolvimento é o conhecimento e a informação. Ressalta a grande dificuldade que se tem no ambiente educacional para poder reconhecer a importância das tecnologias, o que poderia ser facilitado caso esse processo fosse desde a educação infantil até o ensino médio, facilitando a inserção das tecnologias no sistema educacional.
 Devemos encarar esse desafio pondo em prática um ecossistema comunicativo, ou seja, a relação com as novas tecnologias, não sendo centrado no ambiente educacional, mas sim, reconhecendo a importância da informação e do conhecimento como eixo central do desenvolvimento social e por fim, a autor afirma que a escola, devido às gamas de saberes descentralizados e difusos, acabou deixando de ser o único lugar de saberes legítimos.
Precisamos de uma educação que não deixe os cidadãos inermes diante dos poderosos estratagemas de que, hoje, dispõem os meios de comunicação para camuflar seus interesses e fazê-los passar por opinião pública” (pág. 58).
Construir cidadãos críticos capazes de ter suas próprias opiniões dentro desse vasto emaranhado de informações e comunicações que são passadas todos os dias, para assim poderem distinguir o que é bom ou ruim, o que serve ou  não serve,podendo aproveitar do que a tecnologia traz de bom para sua vida, seja na arte, na política, na saúde, na educação etc...Trazendo uma tecnologia que contribui para o conhecimento e saberes distintos dentro de uma sociedade com sujeitos autônomos.



“ Gente livre significa gente capaz de saber ler a publicidade e entender para que serve, e não gente que deixa massagear o próprio cérebro; gente que seja capaz de distanciar-se da arte que está na moda, dos livros que estão na moda, gente que pense com sua cabeça e não com as idéias que circulam ao seu redor.”(pág. 60).


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