"Cuidado Escola!"
Babette Harper, Claudius Ceccon, Miguel Darcy de Oliveira e Rosiska Darcy de Oliveira e apresentado por Paulo Freire.
A relação hierárquica no ambiente
escolar revela como acontece a disciplina em um ambiente escolar. Este é um
pensamento da escola tradicional que através de normas e
regras impõe ao aluno seus deveres. Porém não podemos utilizar o poder como
forma de docilizar um aluno, temos que recorrer às ferramentas de aprendizagem
para que o aluno possa ter êxito na sociedade.
Resenha do texto :
“DESAFIOS CULTURAIS DA COMUNICAÇÃO EDUCAÇÃO- JESÚS
MARTIM- BARBERO”
O artigo trata das preocupações de Jesús Martín-Barbero em
relação à falta de compreensão na elaboração de políticas na Colômbia. O autor fala sobre os desafios que as novas tecnologias da comunicação
geram para a educação e da uma visão geral sobre a mudança do nosso ambiente
sociocultural. O autor apresenta alguns questionamentos e dificuldades que não
podem ser deixadas de lado caso se queira construir uma cidadania, e a
incapacidade de a escola alterar sua relação com a produção e aquisição de
conhecimento.
O modelo de
comunicação predominante na escola é autoritário na relação entre professores
e alunos, dessa forma, impede-se que se abra de maneira a enriquecer com
novas linguagens dos meios de comunicação.
Na primeira parte, destaca-se essa mudança,
que se baseia no desenvolvimento das Tecnologias de Informação e Comunicação,
particularmente os aplicativos chamados 2.0. Elas são fáceis e baratas: não é
necessário ter grandes competências para usá-las, assim, organizações como as
escolas podem adotá-los. Além disso, essas tecnologias são interativas: através
delas é possível falar, colaborar, compartilhar conteúdos com outras pessoas.
Na segunda
parte, o artigo busca individualizar os principais problemas educativos,
apresentando situações típicas que ocorreram em uma referida escola, mas que
poderia acontecer em qualquer sala de aula do mundo.
É
importante que a escola esteja aberta para alterar sua forma de relacionamento
com os alunos, com o conhecimento e com o conjunto da sociedade para que se
crie um individuo com uma mentalidade crítica, fazendo-o ler o mundo de maneira cidadã.
Angelina das Dores
Resenha com reflexões sobre as contribuições trazidas pela leitura e a relação com o tema do blog.
Desafios culturais da comunicação à educação
Jesús Martín-Barbero
ARTE COMO CONTRIBUIDORA DO ENSINO-APRENDIZAGEM
Através do trabalho de Jesús Martim Barbero Desafios
Culturais da Comunicação á Educação venho propor uma reflexão sobre a promoção de uma aprendizagem lúdica através
das varias expressões artísticas que são encontradas na sociedade, sendo ela
expressada através da música, da escultura, da pintura, do cinema, da
dança, entre outras.
A obra de
Barbelo têm ajudado muitos segmentos da educação e comunicação a refletirem
questões relativas às novas tecnologias do meio social. A evolução da sociedade
resulta na evolução do mundo e das suas tecnologias fazendo com que apareçam
lacunas entre os indivíduos.
Toda área do conhecimento humano está repleto de concepções ideológicas, históricas, sociais e políticas, que refletem e influenciam o momento em que cada indivíduo está vivendo.
“Falar de comunicação significa, em primeiro lugar,
reconhecer que estamos numa sociedade em que o conhecimento e a informação têm
tido um papel fundamental, tanto nos processos de desenvolvimento econômico
quanto nos processos de democratização política e social.” (pag. 53)
“Novos modos de perceber e de sentir; uma nova
sensibilidade que, em muitos aspectos, se choca e rompe com o sensorium dos
adultos.” (pag. 54)
Muitas das vezes a arte é vista nas escolas como uma
disciplina de ocupação para compor o quadro curricular. Porem são muitas as
contribuições que a arte acarreta uma delas é o estimulo a inteligência e auxilio
na formação da personalidade do
indivíduo, o desenvolvimento capacidade psíquica que influem na aprendizagem, organização
dos pensamentos, sentimentos, sensações e forma hábitos de trabalho.
Arte na escola
Na escola de hoje, mesmos com o desenvolvimento das
tecnologias e a grande influência que a mídia exerce sobre as crianças, há
poucos espaços de integração social na sala de aula. A participação de todos na
construção da proposta pedagógica é fundamental para o êxito do aluno. Gestores
escolares, professores, e coordenadores, que são os principais responsáveis por
construir ambientes de integração social e cultural e que têm o poder de
promover a formação dos novos músicos, atores, artistas etc.
“Um bom campo de experimentação dessas mudanças e de
sua capacidade de distanciar os jovens de seus próprios pais está na velocidade
e na sonoridade. Não apenas na velocidade dos automóveis, mas também na das
imagens, na velocidade do discurso televisivo, especialmente na publicidade e
nos videoclipes e na velocidade dos relatos audiovisuais. O mesmo acontece com
a sonoridade, a maneira como os jovens se movem entre as novas sonoridades:
essas novas articulações sonoras que, para a maioria dos adultos, marcam a
fronteira entre a música e o ruído, são, para os jovens, o começo de sua
experiência musical.” (pag. 54)
As crianças têm maior cognectividade quando usamos
ferramentas diferenciadas no ensino. Se criarmos novas formas de aprendizagem trazendo
as tecnologias. Além disso, as varias formas educacionais ampliará o vocabulário da criança e a prepara
para outros tipos de leitura, como a de jornais e livros.
Arte e a tecnologia
O desenvolvimento de conteúdos relacionados ao uso dos
equipamentos digitais arte é comum no meio artístico, sendo ela através do uso
de computadores, passando por criações em multimídia, fotografia, vídeo e som é
uma boa proposta docente.
A criatividade salienta o comportamento humano na
medida em que oferecemos uma alternativa original que nos leva a designar a
criatividade como um ato de transformação gerando um conjunto de
possibilidades.
Tecnologia na escola
A
chegada da internet às escolas e a criação de ambientes virtuais de
aprendizagem se desenvolvem com o intuito de crescentes melhorias no processo
de ensino-aprendizagem.
Com
a chegada das tecnologias na escola pesquisas educacionais começam a ser
desenvolvidas para dar ao aluno e ao professor ânimo gerando motivação. E essa
motivação despertará no aluno curiosidades que mais a frente será o diferencial
de sua formação.
Umas
das funções da tecnologia é a inclusão grupal. Os alunos que não tem domínio do
computador, celular ou sites de comunicação são praticamente excluídos pela
turma. A pesar de este grupo ser apenas uma pequena parcela da escola devemos
estar atentos a eles para que não se abra um abismo entre a escola e o pequeno
grupo. Nós professores temos que tentar mostrar aos nossos alunos que as novas
tecnologias não devem agravar as divergências sociais. A educação na sociedade
da informação deve ser um fator que promova a igualdade social além do
desenvolvimento pessoal e coletivo.
O autorJesús Martín-Barbero é semiólogo, antropólogo e filósofo colombiano, um dos expoentes nos Estudos Culturais contemporâneos. É autor do livro “Dos Meios às Mediações.
O autor procura fazer um paralelo entre as informações que
são produzidas tanto na escola, educação-cultura, com as informações
tecnológicas que vem sendo produzidas através das mídias. Ressalta
que existe uma dificuldade em reconhecer a relevância na construção de
políticas culturais no campo das telecomunicações e outras formas de adquirir conhecimentos
e informações através das tecnologias, na Colômbia.
Faz
uma crítica sobre o conceito que se tem de cultura, procurando enfatizar através
de um diálogo que esse conceito se encontra ultrapassado, estando baseado no
ensino, através do currículo escolar, destacando a falta de articulação entre a
comunicação, a cultura e a educação. Propõe a mudança desse sistema escolar
ultrapassado, por meio da comunicação, e afirma que mesmo com o avanço da
tecnologia, ainda assim, não tem tecnologia capaz de tirar a alienação da
escola enquanto houver a verticalidade da docência, dentro desse modelo
educacional, onde se tem uma relação autoritária professor - aluno. Segundo ele
a base do desenvolvimento é o conhecimento e a informação. Ressalta a grande
dificuldade que se tem no ambiente educacional para poder reconhecer a
importância das tecnologias, o que poderia ser facilitado caso esse processo
fosse desde a educação infantil até o ensino médio, facilitando a inserção das tecnologias
no sistema educacional.
Devemos encarar esse desafio pondo em prática
um ecossistema comunicativo, ou seja, a relação com as novas tecnologias, não
sendo centrado no ambiente educacional, mas sim, reconhecendo a importância da
informação e do conhecimento como eixo central do desenvolvimento social e
por fim, a autor afirma que a escola, devido às gamas de saberes
descentralizados e difusos, acabou deixando de ser o único lugar de saberes
legítimos.
“Precisamos
de uma educação que não deixe os cidadãos inermes diante dos poderosos
estratagemas de que, hoje, dispõem os meios de comunicação para camuflar seus
interesses e fazê-los passar por opinião pública” (pág. 58).
Construir
cidadãos críticos capazes de ter suas próprias opiniões dentro desse vasto emaranhado
de informações e comunicações que são passadas todos os dias, para assim
poderem distinguir o que é bom ou ruim, o que serve ou não serve,podendo aproveitar do que a
tecnologia traz de bom para sua vida, seja na arte, na política, na saúde, na
educação etc...Trazendo uma tecnologia que contribui para o conhecimento e
saberes distintos dentro de uma sociedade com sujeitos autônomos.
“ Gente livre significa
gente capaz de saber ler a publicidade e entender para que serve, e não gente
que deixa massagear o próprio cérebro; gente que seja capaz de distanciar-se da
arte que está na moda, dos livros que estão na moda, gente que pense com sua
cabeça e não com as idéias que circulam ao seu redor.”(pág. 60).
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