Plano de aula


PLANO DE AULA I
Atelier Artístico


Objetivos Gerais:

  •         Desenvolver uma forma pessoal de expressão.


Objetivos específicos:

  •         Selecionar diferentes materiais e ferramentas, segundo as necessidades;
  •        Utilizar diferentes materiais e ferramentas, segundo as necessidades;
  •         Organizar-se para executar uma tarefa.
  •         Utilizar imagens para exprimir sentimentos e ideias pessoais.
  •         Desenvolver habilidades na distinção de cor, forma, dimensão e espaço.
  •         Desenvolver a criatividade


Público alvo: 4º ano

Duração da atividade: Cinco aulas

Materiais necessários:

  •         Cola
  •         Avental
  •         Giz de cera
  •         Tinta
  •         Lápis de cor
  •         Canetinha colorida
  •         Revistas e jornais
  •         Massa de modelar
  •         Argila
  •         Materiais recicláveis
  •         Maquina fotográfica
  •         Cartolinas
  •         Impressora
  •     Tesoura


Passo a Passo:
1º PASSO: O professor deve introduzir a aula sobre os diversos tipos de artes manuais.
2º PASSO: Cada aluno deve escolher qual arte quer fazer. Ex.: Quadros, cerâmicas, esculturas, motejem com colagem e etc.
3º Passo: Cada aluno fazer um planejamento do material que vai utilizar para sua obra.
4º PASSO: Construção da obra
5º PASSO: Cada aluno levara sua obra de arte para o atelier
6º PASSO: Dividir os alunos em 5 grupos
7º PASSO: Com a câmera fotográfica, cada grupo deve tirar no Maximo cinco fotos das obras de Arte que mais gostou.
8º PASSO: Imprimir as fotos e montar um lindo mural com as fotos tiradas.


Fotos ilustrativas:
   


Links com outras páginas de atividades relacionadas:

Referencias bibliográficas:
http://tiacrisamoremeducar.blogspot.com.br/2010/02/artes-na-escola-projeto-para-o-ensino.html


Elaborado por Carolina

Plano de aula II
Professora: Angela Cristina Gomes da Silva

Tema:
 Reinventando e criando com arte e tecnologia

Objetivo Geral:
Ensinar a usar a tecnologia e a arte para realizar atividades propostas em sala de aula, estimulando a aprendizagem de maneira lúdica e agradável.

Objetivo Específico:
Estimular a criatividade e o raciocínio;
Ensinar como se usa o paint.
 Ensinar como se faz um livro digital;

Público:
 Alunos do 3º ano do ensino fundamental.

Duração da Atividade:
 Quatro aulas

Recursos:
 Computador (sala de informática da escola),lápis, borracha e papel.

Desenvolvimento:
1º aula:
 Uma conversa informal com os alunos sobre as histórias infantis que eles mais conhecem e gostam. Depois propor a escolha de uma dessas histórias, Elaborando uma nova versão da história escolhida por eles.
2 º aula:
Na sala de informática, ensinar como se trabalha com o paint  e fazer desenhos que vão servir para ilustrar o  livro digital.
 3º aula:
Na sala de informática ,ensinar como se faz um livro digital colocando a história criada pelas crianças e mais as ilustrações.
4 º aula:
 Fazer a apresentação do livro digital em sala de aula, mostrando toda a produção realizada por eles.

Avaliação:
A avaliação acontecerá durante todas as etapas do projeto, através da observação da participação de cada aluno.

Fotos ilustrativas:












Links:

Elementos tecnológicos

PLANO DE AULA III


TÍTULO: Ciências e Tecnologia da Informação- O Sistema Solar


DURAÇÃO DA ATIVIDADE: Duas aulas

PÚBLICO ALGO: 5º ano – Ensino Fundamental
OBJETIVOS DESEJADOS:

·         Perceber a importância da tecnologia em nosso dia a dia;
·         Utilizar de maneira adequada às ferramentas fornecidas pelas internet;
·          Identificar e conhecer o Sistema Solar.
PASSO A PASSO:

1º dia de aula

·         Dispor a turma em um grande círculo e fazer a leitura da história: “Estrelas e planetas" Pierre Winters e Margot Senden

   

·         Questionar a turma sobre o nome do planeta em que habitamos e se só existe ele em toda a nossa galáxia;



·         Após a conversa informal, exibir o vídeo: “Doki Descobre - Os Planetas do Sistema Solar”- Doki e o Sistema solar

Essas são outras sugestões:  Sistema Solar

                     Nosso Sistema Solar
·         Dividir a turma em pequenos grupos e fazer uma gincana de perguntas e respostas sobre o vídeo exibido; (as perguntas devem ser elaboradas pelo professor, perguntas como: quantos planetas compõem nosso sistema solar, etc.).
·         Manter os grupos, com o auxilio do computador e da internet, solicitar para que os grupos elaborem um pequeno texto, que deverá ser feito do Microsoft Word, contendo o que aprenderam durante a aula, colocar algumas imagens, que serão retiradas da internet;
·         Elaborar uma apresentação no Power Point, sobre o tema da aula, utilizando os textos criados pelos mesmos;

2º dia de aula:

·         Relembrar sobre o tema tratado na aula anterior através de uma conversa informal;
·         Organizar os grupos e solicitar para que façam as apresentações criadas por eles no Power Point para os demais da classe;
·         Elaborar com os grupos uma maquete sobre o Sistema solar;
·         Confeccionar pequenos panfletos no Microsoft Word com os alunos, (o texto do panfleto deverá ser feito de maneira coletiva, com a participação de todos, e a professora devera transcrever no quadro à medida que for feito);
·         Fazer uma exposição em sala, para os alunos de outras classes ( durante a exposição cada grupo apresentará sua apresentação criada no Power Point, a maquete devera ser exibida ao fim de cada apresentação e os panfletos deveram ser entregues no final da exposição para os alunos das demais classes).
 AVALIAÇÃO:

·         Será feita a partir das atividades proposta, participação e interesse dos grupos de alunos no decorrer da aula.

MATERIAIS NECESSÁRIOS:

·         Microsoft Word;

·         Microsoft Power Point;

·         Mídias: Vídeo;

·         Elaboração de uma maquete;

·         Bolas de isopor, hidrocor, lápis de cor, pincéis, purpurina, cola e tintas diversas; (Outros materiais podem ser acrescentados).

·         Exposição.

LINKS RELACIONADOS:





Angelina Das Dores

Nenhum comentário:

Postar um comentário