PLANO DE AULA I
Atelier Artístico
Objetivos Gerais:
- Desenvolver uma forma pessoal de expressão.
Objetivos específicos:
- Selecionar diferentes materiais e ferramentas, segundo as necessidades;
- Utilizar diferentes materiais e ferramentas, segundo as necessidades;
- Organizar-se para executar uma tarefa.
- Utilizar imagens para exprimir sentimentos e ideias pessoais.
- Desenvolver habilidades na distinção de cor, forma, dimensão e espaço.
- Desenvolver a criatividade
Público alvo: 4º ano
Duração da atividade: Cinco aulas
Materiais necessários:
- Cola
- Avental
- Giz de cera
- Tinta
- Lápis de cor
- Canetinha colorida
- Revistas e jornais
- Massa de modelar
- Argila
- Materiais recicláveis
- Maquina fotográfica
- Cartolinas
- Impressora
- Tesoura
Passo a Passo:
1º PASSO: O professor deve introduzir a aula sobre os diversos
tipos de artes manuais.
2º PASSO: Cada aluno deve escolher qual arte quer fazer. Ex.: Quadros,
cerâmicas, esculturas, motejem com colagem e etc.
3º Passo: Cada aluno fazer um planejamento do material que vai
utilizar para sua obra.
4º PASSO: Construção da obra
5º PASSO: Cada aluno levara sua obra de arte para o atelier
6º PASSO: Dividir os alunos em 5 grupos
7º PASSO: Com a câmera fotográfica, cada grupo deve tirar no Maximo
cinco fotos das obras de Arte que mais gostou.
8º PASSO: Imprimir as fotos e montar um lindo mural com as fotos
tiradas.
Fotos ilustrativas:
Links com outras páginas de atividades
relacionadas:
Referencias bibliográficas:
http://tiacrisamoremeducar.blogspot.com.br/2010/02/artes-na-escola-projeto-para-o-ensino.html
Elaborado por Carolina
AVALIAÇÃO:
Plano
de aula II
Professora:
Angela Cristina Gomes da Silva
Tema:
Reinventando e criando com arte e tecnologia
Objetivo
Geral:
Ensinar a usar a tecnologia
e a arte para realizar atividades propostas em sala
de aula, estimulando a aprendizagem de maneira lúdica e agradável.
Objetivo
Específico:
Estimular a criatividade e o
raciocínio;
Ensinar como se usa o paint.
Ensinar como se faz um livro digital;
Público:
Alunos do 3º ano
do ensino fundamental.
Duração
da Atividade:
Quatro aulas
Recursos:
Computador (sala
de informática da escola),lápis, borracha e papel.
Desenvolvimento:
1º aula:
Uma conversa
informal com os alunos sobre as histórias infantis que eles mais conhecem e
gostam. Depois propor a escolha de uma dessas histórias, Elaborando uma nova
versão da história escolhida por eles.
2 º aula:
Na sala de informática, ensinar como se trabalha
com o paint e fazer desenhos que vão
servir para ilustrar o livro digital.
3º aula:
Na sala de informática ,ensinar como se faz um
livro digital colocando a história criada pelas crianças e mais as ilustrações.
4 º aula:
Fazer a
apresentação do livro digital em sala de aula, mostrando toda a produção
realizada por eles.
Avaliação:
Avaliação:
A avaliação acontecerá durante todas as etapas do projeto, através da observação da participação de cada aluno.
Links:
PLANO
DE AULA III
TÍTULO: Ciências
e Tecnologia da Informação- O Sistema Solar
DURAÇÃO
DA ATIVIDADE: Duas aulas
PÚBLICO
ALGO: 5º ano – Ensino Fundamental
OBJETIVOS
DESEJADOS:
·
Perceber a importância da tecnologia em nosso
dia a dia;
·
Utilizar de maneira adequada às ferramentas
fornecidas pelas internet;
·
Identificar
e conhecer o Sistema Solar.
PASSO A PASSO:
1º
dia de aula
·
Dispor a turma em um grande círculo e
fazer a leitura da história: “Estrelas e planetas" Pierre Winters
e Margot Senden
·
Questionar a turma sobre o nome do planeta em
que habitamos e se só existe ele em toda a nossa galáxia;
·
Após a conversa informal, exibir o vídeo: “Doki Descobre - Os Planetas do Sistema Solar”-
Doki e o Sistema solar
Essas são outras sugestões:
Sistema Solar
·
Dividir a turma em pequenos grupos e fazer
uma gincana de perguntas e respostas sobre o vídeo exibido; (as perguntas devem
ser elaboradas pelo professor, perguntas como: quantos planetas compõem nosso
sistema solar, etc.).
·
Manter os grupos, com o auxilio do computador
e da internet, solicitar para que os grupos elaborem um pequeno texto, que
deverá ser feito do Microsoft Word, contendo o que aprenderam durante a aula,
colocar algumas imagens, que serão retiradas da internet;
·
Elaborar uma apresentação no Power Point,
sobre o tema da aula, utilizando os textos criados pelos mesmos;
2º dia de aula:
·
Relembrar sobre o tema tratado na aula
anterior através de uma conversa informal;
·
Organizar os grupos e solicitar para que
façam as apresentações criadas por eles no Power Point para os demais da
classe;
·
Elaborar com os grupos uma maquete sobre o
Sistema solar;
·
Confeccionar pequenos panfletos no Microsoft
Word com os alunos, (o texto do panfleto deverá ser feito de maneira coletiva,
com a participação de todos, e a professora devera transcrever no quadro à medida
que for feito);
·
Fazer uma exposição em sala, para os alunos
de outras classes ( durante a exposição cada grupo apresentará sua apresentação
criada no Power Point, a maquete devera ser exibida ao fim de cada apresentação
e os panfletos deveram ser entregues no final da exposição para os alunos das
demais classes).
·
Será feita
a
partir das atividades proposta, participação e
interesse dos grupos de alunos no decorrer da aula.
MATERIAIS
NECESSÁRIOS:
·
Microsoft Word;
·
Microsoft Power Point;
·
Mídias: Vídeo;
·
Elaboração de uma maquete;
·
Bolas de isopor, hidrocor, lápis de cor,
pincéis, purpurina, cola e tintas diversas; (Outros materiais podem ser
acrescentados).
·
Exposição.
LINKS
RELACIONADOS:
Angelina Das Dores
Nenhum comentário:
Postar um comentário