Metodologias




A união da arte e da tecnologia em  benefício da educação
Em nossa atual sociedade não é mais possível negar que as novas tecnologias estão presentes constantemente em nossas vidas, através de experiências vivenciadas diariamente, e por esse motivo, a escola não pode ser indiferente, ficando a margem dessas vivências dos alunos. A escola precisa ser preparada para utilizar dessas novas tecnologias como auxiliadora do ensino, com suas ferramentas variadas, visto que essa tecnologia já faz parte da vida dos alunos que estão cada vez mais em contato com elas, nos mais variados momentos. Assim, é importante que o aluno esteja em constante envolvimento com questões ligadas as tecnologias. Portanto, é fundamental  que  se desenvolva novas metodologias de ensino a partir da aplicação de conhecimentos ligados à tecnologia, não  esquecendo  a importância da reflexão a partir de sua utilização, como também a produção que dela se origina.
No ensino da Arte na educação, se faz necessário agregar às várias disciplinas os conteúdos da Arte, promovendo mudanças nas práticas pedagógicas. Por isso, é necessário uma metodologia para a construção do conhecimento, utilizando-se de conteúdos a partir das artes, a partir de ambientes digitais tais como computadores e Internet e toda a sua vasta possibilidade de uso e acesso ao conhecimento e seu compartilhamento, promovendo a abertura de possibilidades de trocas entre os alunos e demais pessoas. Assim, as mais variadas construções que podem ser realizadas na sala de aula com essas tecnologias, só vem a contribuir com a educação das pessoas, possibilitando um futuro de oportunidades.
Diversos recursos são oferecidos pelo computador que facilitam o ensino-aprendizagem de uma forma interdisciplinar com a capacidade de envolver as mais variadas áreas da arte, sendo possível editar e criar imagens, redigir e conhecer textos, assistir filmes e espetáculos, escutar músicas, visitar exposições virtuais, interagir com obras de arte, tudo, sem sair da sala de aula, possibilitando as mais variadas formas de produzir, dialogar e pesquisar. Essa variedade de ferramentas disponibilizadas pelo computador estão ligadas à imagem, som e ao movimento, promovendo novas formas de ensino, com a finalidade de facilitar, tornando o aprendizado prazeroso, promovendo a  criatividade do aluno e assim contribuindo para sua educação.



Angela Cristina



Pesquisa sobre Metodologias

Tecnologia e arte como parceiras na educação para um ensino de qualidade

A informática surge no início do século XXI com a intenção de prover a o uso pedagógico de TI e comunicação em salas de aula. Para isso seriam necessárias algumas ações como equipar a escola com laboratórios de informática e conexão a internet, organizar um sistema de manutenção e suporte e organizar um sistema de gestão e acompanhamento pedagógico. O computador passa a ser um suporte um instrumento a mais para o professor. Nós educadores gostaríamos de novas ideias sobre maneiras diferentes para planejar uma aula seja ela para português, matemática ou qualquer disciplina. Muitas escolas já se utilizam desse meio de ensino em suas aulas. Não só o computador mais as câmeras fotográficas, rádios, TVs, jornais, revistas e etc. encontram-se auxiliando e influenciando o dia-a-dia de cada um, sendo assim as escolas devem e inserir as tecnologias dentro de seu programa educacional.
Hoje, tudo passa pelas tecnologias, planejar uma aula dessas exige um esforço bem maior do professor, mas é algo que realmente pode trazer um retorno maior auxiliando o aluno a compreender de maneira rápida a matéria que está sendo lecionada. Podemos dizer que os “X” recursos multimídias ajudara o aluno Ana compreensão do conteúdo e entendimento do conteúdo que esta sendo aplicado. Um bom exemplo que temos é o professor se utilizar de uma apresentação em Power Point. Muitos pais, professores e gestores ao verem um laboratório bem equipado na escola, ficam felizes, pois seus filhos, alunos e professores terão acesso à "informática".
As novas tecnologias permitem a democratização da arte. Vários museus, animações são disponibilizadas diariamente na internet. Os alunos podem interagir e aprofundar seus estudos de maneira mais ampla e prazerosa.
Algumas metodologias para trabalhar arte e tecnologia na escola:
Livro digital: é um livro em formato digital que pode ser lido em equipamentos eletrônico tais como computadores, celulares  que suportem esse recurso e etc. O professor pode pedir que os alunos criem sua própria historia digital.
Vídeos: Em busca de um ambiente agradável de estudo e melhor compreensão do conteúdo o vídeo é um ótimo recurso. O Vídeo pode ser trabalhado de dois modos. O primeiro é que ele pode ser trazido pelo professor e o segundo é que pode ser produzido pelos alunos.
Jornal impresso: É um meio de comunicação. O Jornal tem uma linguagem e é um meio de comunicação de massas. Os jornais têm conteúdo genérico, pois publicam notícias e opiniões que abrangem os mais diversos interesses sociais. No entanto, há também jornais com conteúdo especializado. O Jornal pode ser elaborado pelos alunos mensalmente com as principais noticias da escola.

Fotografias: As fotos são documentos únicos vividos apenas em um instante. Através dela é possível a interpretação de uma determinada cultura, sentimento, ação e etc. Diante da imagem fotografada, revelam-se acontecimentos que cada pessoa interpretara de uma forma única. Uma maneira de utilizar a maquina fotográfica em sala é pedir para cada aluno tirar uma foto e registrar a importância dela para ele. Ou então criar uma animação em Stop Motion.
Blogger: Um site cuja estrutura permite a atualização e postagem rápida de qualquer assunto. Estes são, em geral, organizados de forma cronológica inversa, tendo como foco a temática proposta do blog, podendo ser escritos por um número variável de pessoas, de acordo com a política do blog. Com esta ferramenta os alunos podem publicar suas produções, fotos, danças, videos  e etc.



Arte é um importante trabalho educativo, pois procura, através das tendências individuais, encaminhar a formação do gosto, estimula a inteligência e contribui para a formação da personalidade do indivíduo. A arte aperfeiçoam processos que desenvolvem a percepção, a imaginação, a observação, o raciocínio, o controle gestual. No processo a criança começa a perceber a própria emoção, liberta-se da tensão, organiza pensamentos, sentimentos e sensações. Durante este processo o indivíduo entra em contato com o mundo sensorial e desenvolve seus sentimentos através da prática dos símbolos artísticos.
“Proteste! Faça barulho! Se ficarmos calados não seremos ouvidos nunca!” – Augusto Boal
A Arte promove as mudanças sociais e o processo de construção da sociedade. Na Educação, ela forma um cidadão consciente, crítico e participativo, capaz de compreender a realidade em que vive.

Hoje com a implantação das novas tecnologias a arte continua sendo explorada através da arte tecnológica que é uma nova forma de fazer arte que tem acontecido nos últimos anos. A arte aliada à tecnologia substitui em muitos momentos a arte “tradicional” por dispositivos tecnológicos. Telas, pincéis, quadros e esculturas passam a ser virtualizada, conectada e interativa.


Referencias Bibliográficas
Carolina das Dores 

METODOLOGIAS DE ENSINO DE TICs...
O que é Metodologia
Metodologia é uma palavra derivada de “método”, do Latim “methodus” cujo significado é “caminho ou a via para a realização de algo”. Método é o processo para se atingir um determinado fim ou para se chegar ao conhecimento. Metodologia é o campo em que se estudam os melhores métodos praticados em determinada área para a produção do conhecimento.
A metodologia consiste em uma reflexão acerca do conjunto de métodos lógicos e científicos. No princípio foi concebida como uma parte da lógica que se ocupava das formas particulares do pensamento e da sua aplicabilidade.
Metodologia de Ensino
A metodologia de ensino é uma expressão que teve a tendência de substituir a expressão "didática", que ganhou uma conotação pejorativa por causa do caráter formal e abstrato dos seus esquemas que não estão bem inseridos em uma verdadeira ação pedagógica. Assim, a metodologia de ensino é a parte da pedagogia que se ocupa diretamente da organização da aprendizagem dos alunos e do seu controle.

Metodologia Científica
É a disciplina que trata do método científico. É a estrutura das diferentes ciências, e se baseia na análise sistemática dos fenômenos e na organização dos princípios e processos racionais e experimentais. Permite, por meio da investigação científica, a aquisição do conhecimento científico.

Metodologia Tecnologias de Informação e Comunicação
A aplicação das tecnologias educacionais traz em si uma revolução nos paradigmas educacionais atuais, à medida que apresenta diversas oportunidades para integrar e enriquecer o aprendizado do aluno, as disciplinas e os materiais instrucionais. É preciso fazer a gestão do conhecimento e, principalmente, aprender a construí-lo coletivamente. Além disso, proporciona novas formas de interação e comunicação entre professores e alunos. De acordo com pesquisadores da Cornell University, “a Internet insere novas funcionalidades na transmissão de informações aos estudantes e fornece a possibilidade de troca de informações através de grupos de discussão. A Internet está revolucionando algumas áreas de estudo através da ampliação das oportunidades de aprendizado e de formatos alternativos para a transmissão de informações”. (Dwyer, Barbieri, and Doerr, 1995).
O objetivo da introdução das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na educação não deve ser um modismo ou estar atualizado com relação às inovações tecnológicas. Implantar tecnologia é uma tarefa relativamente fácil se comparada à mudança dos processos de ensino, que já é mais complexa e difícil de promover. Para promover as mudanças, os esforços devem ser concentrados nas pessoas chaves, que são os professores. Estes devem ser capacitados para a promoção das mudanças, tornando-se agentes.
Tecnologia e Mídias
Rádio: Pode-se através deste tipo de mídia criar com as crianças na escola uma rádio “comunitária” para que as crianças de toda a escola fiquem atualizadas quanto às atividades na escola, avisos importantes, entre tantas outras coisas;
Vídeo: Criação de vídeos, protagonizados pelos próprios alunos para sintetizar uma matéria aprendida em sala, ou outros informativos sobre a escola;
Redes Sociais: Atuais e interessantes, prendem a atenção de todos, principalmente os alunos, uma das mídias que podem ser acrescentadas no currículo da escola associando a atividades extracurriculares são os blogs, etc.;
Jogos Online: Podem ser utilizados para desenvolver o lado criativo dos alunos e os imputar uma diversão sadia e construtiva.
As mídias podem ser utilizadas em nosso dia a dia escolar. É uma ferramenta que ajuda o professor e complementa de maneira significativa a sua aula proporcionando um ambiente escolar produtivo e interessante.
REFERÊNCIAS:
Angelina

Nenhum comentário:

Postar um comentário